quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Controle a gordura e aprenda a fazer uma pizza saborosa

O livro “Quentes e frios”, da autora Maria Stella Libanio Christo, traz ao leitor 479 receitas entre salgados, doces e bebidas para todos os gostos e ocasiões.  E a autora dedicou um capítulo inteiro só para a hipertensão.

Além disso, ela oferece sugestões para diabéticos, ou para quem está de regime, e, principalmente, para aqueles que gostam de cozinhar, mas não têm tempo de se dedicar à culinária. 

Para quem gosta de massa, mas precisa maneirar no sal, confira esta receita super leve de pizza com baixo teor de sódio e gordura.

Quem sofre de hipertensão pode levar vida normal; pizza feita em casa não oferece riscos
 Ingredientes
- 11 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de leite
- 4 ovos
- 2 colheres (sopa) de queijo ralado
- 1 xícara (chá) de óleo
- 1 pitada de açúcar
- 1 pitada de sal


Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Despejar a massa num tabuleiro untado com óleo e farinha.
À parte misturar: tomate, mussarela, cebola e palmito picadinhos, orégano e 2 colheres para assar em forno preaquecido.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Pressão arterial: sangue na ponta dos pés

    A Pressão arterial é fundamental para manter o sangue circulando em nosso organismo. Ela é o resultado da contração do coração a cada batimento e da contração dos vasos quando o sangue passa por eles. Quando o sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para a frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés, por exemplo. Resumindo, pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. 
   Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas e em várias visitas médicas.
    "A pressão arterial é medida através de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro e pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade. Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo" (fonte: www.eusou12por8.com.br). Meça a sua pressão e compare com a tabela abaixo:





quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Criatividade para saborear uma velha conhecida

Como você já viu aqui no blog, a melancia é uma grande aliada para prevenir a hipertensão. A fruta é bastante consumida no Brasil, mas é interessante conhecer outras formas  se saboreá-la!




Aproveite! 











Obs: clique na imagem para ampliá-la!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Uma nova aliada!


O que dizer quando alimentos saborosos também ajudam o nosso coração? Pois foi isso que pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida descobriram: a melancia diminui a pressão arterial e pode prevenir a hipertensão!



            Com a chegada do calor e a proximidade do verão, nossos hábitos alimentares mudam. Frutas, sucos e alimentos leves são ideais para essa época do ano. Assim, com baixo teor calórico e fonte de nutrientes fundamentais para o organismo, a melancia pode ajudar e muito! Ela diminui a pressão arterial e previne que pessoas classificadas como pra-hipertensas se transformem em hipertensas.
            A experiência na Universidade Estadual da Flórida foi simples: durante todos os dias, por seis semanas, os pesquisadores administraram seis gramas de um aminoácido extraído da melancia em quatro homens e cinco mulheres entre 51 e 57 anos. Eles descobriram que houve melhora da função e pressão arterial, que consequentemente baixou em todos os nove pacientes.
            O autor do estudo, Arturo Figueroa, ressalta que a melancia é a mais rica fonte natural comestível de L-citrulina, que é relativamente próxima à L-arginina, aminoácido necessário para a formação do óxido nítrico, essencial para a regulação da pressão sanguínea. Quando ingerida, a L-citrulina é convertida em L-arginina.
            No entanto, o estudo alerta: apenas consumir a L-arginina como suplemento não é uma opção interessante, pois pode causar náuseas. Por isso a melancia chamou a atenção, uma vez que não trouxe efeitos colaterais aos pacientes.
            A principal novidade que este estudo pode trazer é a possibilidade de reduzir a quantidade de medicamentos de controle de pressão. Mas, para isso, ainda são necessários outros testes. Por enquanto, aproveite que a melancia é fruta abundante em nosso país e é rica em nutrientes e fibras naturais.