O que dizer quando alimentos saborosos também ajudam o nosso coração? Pois foi isso que pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida descobriram: a melancia diminui a pressão arterial e pode prevenir a hipertensão!
Com a chegada do calor e a proximidade do verão, nossos hábitos alimentares mudam. Frutas, sucos e alimentos leves são ideais para essa época do ano. Assim, com baixo teor calórico e fonte de nutrientes fundamentais para o organismo, a melancia pode ajudar e muito! Ela diminui a pressão arterial e previne que pessoas classificadas como pra-hipertensas se transformem em hipertensas.
A experiência na Universidade Estadual da Flórida foi simples: durante todos os dias, por seis semanas, os pesquisadores administraram seis gramas de um aminoácido extraído da melancia em quatro homens e cinco mulheres entre 51 e 57 anos. Eles descobriram que houve melhora da função e pressão arterial, que consequentemente baixou em todos os nove pacientes.
O autor do estudo, Arturo Figueroa, ressalta que a melancia é a mais rica fonte natural comestível de L-citrulina, que é relativamente próxima à L-arginina, aminoácido necessário para a formação do óxido nítrico, essencial para a regulação da pressão sanguínea. Quando ingerida, a L-citrulina é convertida em L-arginina.
No entanto, o estudo alerta: apenas consumir a L-arginina como suplemento não é uma opção interessante, pois pode causar náuseas. Por isso a melancia chamou a atenção, uma vez que não trouxe efeitos colaterais aos pacientes.
A principal novidade que este estudo pode trazer é a possibilidade de reduzir a quantidade de medicamentos de controle de pressão. Mas, para isso, ainda são necessários outros testes. Por enquanto, aproveite que a melancia é fruta abundante em nosso país e é rica em nutrientes e fibras naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário