quarta-feira, 23 de junho de 2010

Petiscos para a Copa

Durante as exibições, os petiscos também podem influenciar na saúde do torcedor. Para os cardiologistas, os excessos têm de ser evitados. Na hora dos jogos, as pessoas tendem a ficar mais nervosas e a consumir maior quantidade de bebidas (refrigerantes, cerveja etc). Os petiscos gordurosos também são bem perigosos! Deixe de lado os torresminhos e as batatas fritas. Busque inovar em casa e criar petiscos mais saudáveis e gostosos também! Por isso hoje o blog vai dar algumas dicas de petiscos para todo mundo curtir a Copa de forma saudável.

Escolha opções light para comer durante o jogo, como: azeitonas; kani kama; queijos brancos cortados em cubos, temperados com óregano e azeite; peito de peru e blanquet de peru enroladinhos; salgados assados; sanduíches com patê de vários tipos, verduras, legumes, frango desfiado e atum. Substitua o amendoim e as frituras por salgadinhos assados e queijos brancos. Para te ajudar a substituir os petiscos segue uma tabelinha de calorias:

Então não deixe de seguir as dicas, passe pela Copa de uma forma mais saudável!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Copa do Mundo e Hipertensão!?!?

Torcedores com problemas cardíacos e hipertensos precisam estar atentos e tomar cuidados enquanto assistem os jogos do mundial! Essas pessoas estão mais suscetíveis a sofrer algum problema cardiovascular durante os momentos mais tensos das partidas de futebol, principalmente quando é o Brasil que está em campo.

Quando uma pessoa com hipertensão passa por um momento de nervosismo (inclusive quando acompanha uma partida de futebol) o corpo produz e libera uma quantidade maior de adrenalina, o que aumenta a pressão arterial e o consumo de oxigênio pelo organismo. Se há obstrução ou estreitamento nas artérias e veias, pode ocorrer infarto ou derrame cerebral.

É recomendado para os hipertensos que assistam aos jogos da seleção de maneira calma, em ambiente aberto e, principalmente, evitar aglomerações. Aproveite os jogos, mas tome cuidado com o coração!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cuidados na adolescência previnem a hipertensão

Além de exercícios físicos, manter uma alimentação saudável é fundamental para manter a saúde equilibrada e em dia. Para os adolescentes, a alimentação é responsável pelo desenvolvimento ósseo e muscular, além de preparar o corpo para as diversas novidades que a idade entre os 10 e 19 anos proporciona, com as mudanças hormonais e fisiológicas.

Entretanto, atualmente, quase metade dos adolescentes não comem quantidade suficientes de frutas, legumes, ovos ou tomates, comprometen
do assim gravemente a sua alimentação saudável e, assim, sua saúde.

O maior problema desse desequilíbrio são os problemas que acarretam no futuro desses adolescentes. Problemas de saúde como; diabetes, anemia, e hipertensão podem ser conseqüências graves de uma alimentação desequilibrada na adolescência.

Ser criativo, entretanto, pode ajudar e muito na hora de incentivar a ingestão de alimentos saudáveis. Criar saladas coloridas, sanduíches enfeitados e saladas de fruta saborosas desfazem a imagem de que alimentos saudáveis não tem sabor ou pior, são ruins.

Diversos sites incentivam essa alimentação rica em fibras, proteínas e vitaminas, entre eles o site da Nestlé tem dicas muito interessantes de como preparar alimentos atrativos e saudáveis.


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Juiz de Fora oferece caminhada com orientação de profissionais para hipertensos

Os exercícios físicos são muito importantes para trazer qualidade de vida para todas as pessoas. E em Juiz de Fora é possível fazer atividades físicas com ajuda de profissionais, sem que seja preciso colocar a mão no bolso. Como?

A prefeitura de Juiz de Fora oferece o Projeto Caminhada Orientada, em parceria com 25 UBS’s. O projeto orienta adultos e idosos na prática de caminhada, atendendo principalmente grupos de hipertensos, diabéticos e obesos.

Quem se inscrever terá uma avaliação com um profissional de Educação Física, que avalia se a prática de caminhada é a mais recomendada para seu tipo físico. Existem, também, núcleos de ginástica para aqueles que não são orientados a caminhar. As turmas possuem, em média, 25 pessoas e são distribuídas em todas as regiões da cidade. Os exercícios são realizados às 7h e as turmas de 17h são especiais para as pessoas que não podem fazer atividades físicas assim que acordam.

Para participar é só ligar para a Secretaria de Esporte e Lazer no número (32) 3690-7853 que a avaliação com o profissional de Educação Física será marcada. A partir daí, o profissional irá direcionar para um dos Núcleos de atendimento citados abaixo:

Bandeirantes

Barreira do Triunfo

Borboleta

Centro

Fábrica

Grama

Jardim Esperança

Jóquei Clube

Linhares

Mariano Procópio

Milho Branco

Monte Castelo

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora de Lourdes

Olavo Costa

Parque Guarani

Santa Cândida

Santa Cruz

Santa Efigênia

Santa Rita

Santos Dumont

São Pedro

Teixeiras

Valadares

Vila Esperança I

Agora é só se mexer! ;)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Diminuir o consumo de bebidas com açúcar, como refrescos, sucos e refrigerantes, ajuda a controlar a hipertensão

Consumir menos bebidas açucaradas ajuda a baixar a pressão arterial. É que aponta estudo realizado por cientistas americanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade da Lousiana. Segundo os autores, as pessoas acima do peso e de estatura alta que consumiam menos uma bebida ao dia reduziram significativamente sua pressão arterial em 18 meses. A pesquisa foi publicada na revista "Circulation".

Para a maioria dos americanos, isso implica cortar à metade o seu consumo de refrescos. Segundo Liwei Chen, que liderou a pesquisa, se o indivíduo passar a beber dois copos a menos, provavelmente vai baixar ainda mais a pressão. A sua investigação confirma os argumentos contra o alto consumo de bebidas açucaradas, uma das medidas da campanha do governo americano para mudar os hábitos alimentares da população, que hoje apresenta um alto índice de obesidade. Segundo a Associação Americana do Coração, comer muito açúcar também é um fator de risco para o diabetes, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (o derrame).

Já a Associação Americana de Bebidas argumenta que os refrescos não ameaçam à saúde e não são o único fator de risco para a obesidade ou doença cardíaca.

Vários estados americanos, incluindo Nova York e Califórnia, estão considerando cobrar um imposto de fabricantes de bebidas para enfrentar o alto custo com o tratamento de doenças relacionadas à obesidade. Um estudo divulgado pelo Instituto de Medicina dos Estados Unidos indicou que a hipertensão é uma doença ignorada no país, apesar de ser responsável por uma em cada seis mortes e causar gastos em saúde de US$ 73 milhões.

Retirado de: http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/vivermelhor/mat/2010/05/26/diminuir-consumo-de-bebidas-com-acucar-como-refrescos-sucos-refrigerantes-ajuda-controlar-hipertensao-916693903.asp