segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tabaco: um grande vilão

Já foi chique. Já foi um charme imitar. Já foi considerado símbolo de maturidade.

Tudo isso o cigarro já representou. E hoje? Hoje já não é nenhuma novidade dizer que ele é um grande vilão para todos nós. Tanto para os que fumam, quanto para os que estão perto de fumantes.

O tabaco é considerado a maior mistura de substâncias tóxicas introduzidas voluntariamente no organismo humano. O maior perigo é a nicotina: ela está relacionada ao infarto e ao câncer e é a causadora da dependência do produto.

Os hipertensos devem ter um cuidado especial. O hábito de fumar causa sérios problemas a todo o sistema cardiovascular. Acontece da seguinte forma: as artérias tem uma camada “elástica” nas suas paredes. A nicotina e outros elementos do cigarro fazem com que esta camada se contraia, deixando menos espaço para o sangue passar no interior da artéria. Além disso, as substâncias do cigarro aumentam a viscosidade do sangue, aumentando também a chance do depósito de placas e obstrução vascular.

Todos nós devemos conhecer os perigos do fumo, para combater este hábito, ainda tão comum. É preciso muita informação e também muita força de vontade para mudar. O grande segredo é nunca começar a fumar. Para aqueles que já tem este hábito, é muito interessante conversar com um médico e procurar técnicas que ajudem. Não fique aí parado! Saúde sempre em primeiro lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário