O kombucha - pronuncia-se combutchá – é uma bebida fermentada descoberta na China há mais de dois mil anos - vem ganhando força entre os adeptos da alimentação orgânica, que se referem a ele como sidra milagrosa. Preparado a partir de uma alga chamada kombu, colocada para fermentar em uma mistura de chá e açúcar, formando uma cultura de bactérias, o kombucha é usado de maneira medicinal, especialmente entre os orientais. Entre suas propriedades, estão ajudar a equilibrar a flora intestinal e fortalecer o sistema imunológico.
Os defensores do kombucha alegam que a bebida é ótima para a saúde, servindo até para prevenir doenças como câncer e auxiliar no combate a problemas como artrite, diabetes e hipertensão. É rico em ácido acético, ácido fólico, ácido carbônico, ácido glucurônico, ácido glucônico, ácido L-lático e ácido úsnico, além de diversas vitaminas e substâncias antioxidantes.
Segundo a nutricionista Flávia Morais, do Mundo Verde, o kombucha é considerado um probiótico, organismo vivo que traz benefícios à saúde do organismo quando administrado em quantidades adequadas, mas deve ser usado com cuidado. “Não há estudo científico que comprove as ações dessa bebida”, afirma ela. “Não há controle da quantidade ou da qualidade dessas bactérias”, complementa.
Pessoal, essa alga é encontada em Juiz de Fora? E como se prepara a bebida em casa? Gostei muito da informação! Outros alimentos que comprovadamente ajudam os hipertensos, são a Aveia, a Linhaça e a Quinoa. Tudo isso combinado pode trazer grandes benefícios a saúde! =)
ResponderExcluirCarol Laporte