sábado, 16 de outubro de 2010

Cuidados com os maus antes de dormir

Ter uma boa noite de sono é essencial para nossa saúde. Horas bem dormindas ajudam no bom funcionamento do nosso organismo, repõe nossas energias e quando passamos uma noite em claro (ou várias) isso pode afetar nossa saúde.
Dados indicam que quase metade da população brasileira dorme mal. E, se uma noite de sono pode fazer maravilhas por nossa saúde e para o nosso temperamento, uma noite mal dormida pode estar cada vez mais relacionada a uma série de problemas. Dormir pouco pode deixar as mulheres mais gordas e até aumentar os riscos de se desenvolver pressão alta.
Apesar de alguns fatores não dependerem de nós, os principais motivos das noites mal dormidas dizem respeito aos nossos próprios maus hábitos. O uso de estimulantes, o consumo de álcool e tranquilizantes, comer demais ou de menos na hora de deitar, assistir à TV no quarto, usar computador. Tudo isso afeta o sono porque acaba mexendo com o ritmo normal do nosso corpo, que biologicamente já está adaptado para pisar no freio conforme a noite cai.
No dia seguinte, se você sentir sono, dificuldade de concentração e de memória, algo pode estar errado. Daí, vale ponderar se está fazendo alguma coisa errada, mantendo algum hábito que pode espantar aquele soninho ou se o problema vale uma visita a um consultório médico. O importante é encontrar sua receita para um sono tranquilo!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário