terça-feira, 5 de outubro de 2010

O papel do psicólogo no tratamento da Hipertensão

Já falamos de muitos cuidados que é preciso ter quando o assunto é hipertensão. Mas o que nem sempre fica claro é o papel do psicólogo no tratamento e como esse profissional pode contribuir para o bem estar do paciente.
A vida emocional expressa diretamente no funcionamento do organismo. As emoções são veiculadas no corpo através dos hormônios e estas vão ser responsáveis, dentre outras coisas, pela tensão arterial, ao regular de forma direta a quantidade de líquido que circula no organismo.

Para contribuir na redução do estresse, os psicólogos possuem técnicas para o relaxamento muscular. Com esta técnica é que o paciente aprende, progressivamente, a autocontrolar todos os músculos de seu corpo, colocando-os, sob seu controle consciente e voluntário, em estado de relaxamento.
Outro fator que os aspectos psicológicos contribuem, é para a adesão ao tratamento. Identificar adequadamente as expectativas do paciente, procurar satisfazê-lo quando possível, falar um pouco sobre assuntos não médicos, não usar jargão médico, dar orientações concretas, específicas e detalhadas são aspectos do comportamento do médico que vão favorecer essa avaliação positiva e aumentar a adesão.
Assim, o tratamento da Hipertensão consiste no estabelecimento de uma vida saudável, na administração de medicamentos e, principalmente, na continuidade dos programas de prevenção e tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário