quinta-feira, 27 de maio de 2010

Comece a se mexer!

Ouvimos falar muito que a prática de exercícios físicos pode trazer muitos benefícios e mais qualidade de vida. Se você pensa que para os hipertensos é diferente, se enganou.

Nosso corpo tem cerca de 650 músculos e 203 ossos. O que isso pode significar? Segundo o professor de Educação Física, Luiz Américo Bravo, isso é sinal de que temos que nos exercitar! Ansiedade, stress, agitação, ou seja, a pressão do dia-a-dia do mundo moderno, levam as pessoas a liberarem hormônios que podem levar ao desenvolvimento de hipertensão.

Vale ressaltar a importância de um acompanhamento médico. Um profissional de Educação Física pode ser o seu fiel companheiro no cumprimento dessa meta.

Um dos mitos relacionados à prática esportiva refere-se à natação ser o melhor deles. Segundo o professor Liz Américo a natação é um bom esporte, porém não o melhor. Quer saber mais sobre a relação dos exercícios físicos com a hipertensão? Assista o vídeo abaixo do Programa Olga Bongiovanni, da TV Aparecida, com a entrevista do professor Luiz Américo e do aposentado, José Adalto, hipertenso há dez anos.


terça-feira, 25 de maio de 2010

Cuidado com o sal!

Quando não temos a ideia, ou o diagnóstico, de que somos hipertensos, pequenos detalhes podem passar despercebidos. O simples ato de conferir os rótulos nas embalagens dos alimentos que consumimos pode ser o começo. Essa dica vale não só para quem já sabe que sofre de hipertensão. O hábito de ingerir menos, ou mais cloreto de sódio (NaCl), ou simplesmente sal de cozinha, pode fazer a diferença. O sal é um grande vilão do combate a esse mal que atinge, atualmente, segundo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1 em cada 3 adultos no nosso país.

Essa doença se torna, a cada dia, mais comum nas cidades que nas áreas rurais. Isso, imagina-se estar diretamente ligado aos hábitos saudáveis geralmente praticados na vida no campo. A reportagem do Jornal Nacional, do dia 3 de maio de 2010, dá as dicas. Fique ligado!

Assista aqui:



Ou pelo link:

http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/vitimas-da-hipertensao-precisam-ler-rotulos-com-cuidado-na-hora-de-comprar-alimentos/1257174/#busca=hipertens%C3%A3o

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Seu peso é o ideal?

O excesso de peso pode se tornar um vilão para a saúde de quem tem hipertensão. Para saber se você está acima do peso ideal basta fazer o cálculo do seu Índice de Massa Corporal (IMC). O ideal é que o IMC seja de até 25 kg/m². Acima desse valor é preciso procurar a ajuda de um nutricionista para começar um programa de redução de peso. Com isso, o paciente vai precisar seguir uma dieta, na qual a ingestão de alimentos de baixo valor calórico é regra. Para se calcular o índice de massa corpórea (IMC) usa-se a seguinte fórmula:

Peso dividido pela altura ao quadrado: IMC = peso / (altura)²

O controle de peso é apontado como primeiro passo na prevenção e tratamento da hipertensão. Muitos estudos demonstram a relação entre massa corpórea e pressão arterial, enfatizando que a frequência da hipertensão entre obesos é duas vezes maior do que entre os não obesos. Para acompanhar sua dieta, um programa de atividades físicas regulares também é recomendável. Caminhada, ciclismo, natação ou corrida, realizados durante 30 a 45 minutos, de três a cinco vezes por semana, ajudam a reduzir a pressão. A prática de musculação não é recomendada, por que gera um grande aumento de pressão devido à vasoconstrição momentânea que pode acarretar. Exercite-se!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Incorporando hábitos: alimentos anti-hipertensivos

Quem é hipertenso tem que se preocupar com muitas coisas, além de controlar a quantidade de sal que ingere por dia. Exercícios físicos regulares, remédios e alimentação são alguns dos pontos que fazem parte dessa rotina. E, para ajudar, aí vão algumas dicas de alimentos que ajudam a prevenir e a controlar a hipertensão:

Banana
Rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e é ótima fonte de potássio. 100g de banana prata fornecem 89 calorias. Por ser rica em potássio, ajuda a evitar e a regula
r a hipertensão arterial. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarréia, ajudam no sono e melhoram o humor.

Maçã
É rica em nutrientes e pode prevenir contra o mal de alzheimer, protege contra o câncer de cólon, e também previne contra os males da hipertensão. Adultos que comem maçã regularmente têm 37% por cento menos riscos de sofrer hipertensão, segundo estudo recente sobre alimentos. Coma maçã! Elas são encontradas em várias espécies: tem a Gala, a Fuji e a Argentina. Aproveite!

As fibra
s
Muitos estudo
s têm sugerido que pode ocorrer uma queda na pressão arterial com o aumento da ingestão de fibras. Não se conhece o mecanismo desta ação, mas acredita-se que quando há um aumento na dieta de alimentos vegetais, consequentemente, há um aumento na ingestão de ácidos graxos polinsaturados, K (potássio) e Mg (magnésio) que também tem efeito anti-hipertensivo. Conheça alguns alimentos ricos em fibras:

Cereais integrais aveia, quinoa, arroz e pão integral, linhaça
Frutas laranja, maçã, manga e ameixa (sempre com casca e bagaço)
Vegetais couve, repolho, agrião e berinjela
Grãos feijão, lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico

Que tal colocar alguns desses alimentos na sua dieta? Hipertenso ou não,
é sempre melhor prevenir que remediar!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Campanha “Eu sou 12 por 8” ganha reforço das mídias sociais

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) está investindo nas mídias sociais para divulgar a campanha “Eu sou 12 por 8”. Além das tradicionais inserções na TV, agora a divulgação se expandiu para o microblog Twitter, e os sites de relacionamento Facebook e Orkut. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados, além dos riscos da hipertensão. Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos que precisam entender e cuidar da sua saúde para viver melhor.

A SBC também conseguiu o apoio de várias celebridades, como a atriz Guilhermina Guinle, o cantor Ney Matogrosso, o músico Samuel Rosa (do Skank), o jornalista Lucas Mendes e o economista Ricardo Amorim (ambos do programa Manhathan Conection da GNT), a ex-VJ da MTV Sarah Oliveira e o atleta do vôlei Giovane.

Para saber mais acesse o hotsite da campanha www.eusou12por8.com.br. Lá você encontra vários vídeos com depoimentos legais, pode conhecer melhor o tema e tirar dúvidas. Siga também pelo Twitter @eusou12por8. Seja você também “12 por 8”!


segunda-feira, 10 de maio de 2010

Hipertensão e gravidez

Dia 9 de maio foi Dia das Mães! A mulher que carrega a responsabilidade de gerar um novo ser humano dentro de seu corpo por 9 meses. Durante esse período, os dois organismos funcionam como um só: um influenciando o outro. Por isso, alterações na pressão arterial podem causar problemas para a gravidez. Uma mãe alerta e cuidadosa deve se atentar para evitar que sua pressão fique acima do normal. Trouxemos um vídeo de uma entrevista com o Dr. Marco Aurélio Galleta, professor de Obstetrícia da USP, conduzida pelo já conhecido Dr. Drauzio Varella. A entrevista sobre hipertensão na gravidez foi feita no programa Estação Saúde, da UNIP, Universidade Paulista (São Paulo- SP- Brasil).

Uma alimentação saudável e muito gostosa

Uma das maiores dúvidas entre os hipertensos é se eles vão poder comer coisas gostosas novamente. E a resposta é sim! Existem muitas receitas que não trazem risco algum à saúde dos hipertensos e são tão saborosas como qualquer outra. Nesse clima é que viemos sugerir uma receita para um lanche bem gostoso, fácil de fazer e rico em nutrientes. O Sanduíche de Rúcula:

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de ricota passada pela peneira (220 g)
- 1 cenoura ralada (cerca de 95 g)
- meia xícara (chá) de picles picados (80 g)
- meia xícara (chá) de tomate picado (90 g)
- meia cebola ralada (cerca de 50 g)
- 1 xícara (chá) de maionese baixo colesterol e baixa caloria (200 g)
- 8 fatias de pão integral (cerca de 120 g)
- folhas de rúcula a gosto

Modo de preparo:

1- Junte a ricota, a cenoura, os picles, o tomate, a cebola, e a maionese e misture bem.

2- Espalhe em cada fatia de pão, uma camada generosa deste recheio.

3- Coloque folhas de rúcula e tampe com outra fatia de pão.

4- Corte o sanduíche ao meio e decore a gosto.

Rendimento: 4 porções

E agora é só preparar aquele suco de laranja e se deliciar com o sanduíche!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Conheça a história da Associação e suas principais necessidades hoje

Tivemos uma conversa com a Diretora Presidente da Associação de Assistência aos Hipertensos de Juiz de Fora, Dona Neuza. É possível perceber a grande vontade em ajudar, ainda com as limitações impostas pela doença. Mesmo assim, não faltam planos para melhorar o futuro e vontade de fazer a diferença para aqueles que lutam por qualidade de vida, mesmo convivendo com a hipertensão.

Como surgiu o interesse em estar à frente da Associação? Como tudo começou?

"Começou com o Dr. Rogério, médico do Instituto Mineiro de Estudo Pesquisa em Nefrologia – Fundação Imepen, e com a Darcila me convidando para fazer parte desse grupo. Eles pensaram que se a gente juntasse numa associação poderíamos ajudar os hipertensos de Juiz de Fora, que não são poucos. Um terço da população possui hipertensão na cidade atualmente. Dado a gratidão que eu sentia pela Fundação Imepen, pelo tratamento que me deram, eu disse prontamente sim para eles. E assim nós começamos."

Já existia a Associação antes disso?

"Não existia. Tanto que para formar toda a documentação tivemos que nos reunir diversas vezes. Não tínhamos nem noção do que precisávamos. Tudo começou do zero pra nós. "

Que objetivo vocês tinham ao criar a Associação? O que pretendiam?

"A gente pensa em muitas coisas. Por exemplo, poderia ter atividades de educação física em praças, mas sabemos que isso tem um custo alto. Hoje que estou mais madura, vendo as possibilidades, vejo que é preciso reeducar o povo juizforano. Reeducar na alimentação, nos exercícios físicos. As pessoas têm que ser reeducadas para entenderem que o bem maior que temos é a nossa saúde.

Tive um tratamento no Imepen que nunca havia tido em nenhum outro lugar. No INSS ou no SUS, o tratamento sempre foi muito ruim, e na Fundação os funcionários me chamavam pelo nome, mostravam que realmente se importavam comigo. Aqui eu sinto o calor humano, uma amizade. E aqui eu senti um ambiente bom, e esse ambiente que encontrei devia ser encontrado por todas as pessoas. Esse é o nosso ideal. Levar esse clima para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)."

Quantas pessoas a Associação atende hoje?

"A Associação atualmente possui uma diretoria muito pequena, incompleta. Algumas pessoas saíram pela doença, outras até já morreram. Então nossa atuação está mais restrita à Fundação Imepen. O Café com Saúde que oferecemos é para a Fundação. Atendemos uma média de duzentas a trezentas pessoas."

Do que vocês mais precisam no momento para poder expandir o atendimento?

"Em primeiro lugar precisamos que a Associação se torne conhecida das pessoas, principalmente para podermos expandir nossa diretoria. Com isso vamos poder levar mais benefícios para as pessoas. Precisamos de ser ouvidos pelos profissionais de saúde."

Dancem e façam sexo, aconselha ministro da Saúde

Na semana passada (26/04/2010), durante uma coletiva, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que as pessoas devem fazer sexo para prevenir a hipertensão.
Durante seu discurso ele apresentou dados sobre o crescimento da doença. De acordo com uma pesquisa, a proporção de brasileiros com hipertensão subiu de 21,5%, em 2006, para 24,4% no ano passado.

Os dados, levantados por meio de 54 mil entrevistas feitas por telefone, consideram alta a pressão arterial igual ou superior a 14 por 9.