quarta-feira, 19 de maio de 2010

Incorporando hábitos: alimentos anti-hipertensivos

Quem é hipertenso tem que se preocupar com muitas coisas, além de controlar a quantidade de sal que ingere por dia. Exercícios físicos regulares, remédios e alimentação são alguns dos pontos que fazem parte dessa rotina. E, para ajudar, aí vão algumas dicas de alimentos que ajudam a prevenir e a controlar a hipertensão:

Banana
Rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e é ótima fonte de potássio. 100g de banana prata fornecem 89 calorias. Por ser rica em potássio, ajuda a evitar e a regula
r a hipertensão arterial. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarréia, ajudam no sono e melhoram o humor.

Maçã
É rica em nutrientes e pode prevenir contra o mal de alzheimer, protege contra o câncer de cólon, e também previne contra os males da hipertensão. Adultos que comem maçã regularmente têm 37% por cento menos riscos de sofrer hipertensão, segundo estudo recente sobre alimentos. Coma maçã! Elas são encontradas em várias espécies: tem a Gala, a Fuji e a Argentina. Aproveite!

As fibra
s
Muitos estudo
s têm sugerido que pode ocorrer uma queda na pressão arterial com o aumento da ingestão de fibras. Não se conhece o mecanismo desta ação, mas acredita-se que quando há um aumento na dieta de alimentos vegetais, consequentemente, há um aumento na ingestão de ácidos graxos polinsaturados, K (potássio) e Mg (magnésio) que também tem efeito anti-hipertensivo. Conheça alguns alimentos ricos em fibras:

Cereais integrais aveia, quinoa, arroz e pão integral, linhaça
Frutas laranja, maçã, manga e ameixa (sempre com casca e bagaço)
Vegetais couve, repolho, agrião e berinjela
Grãos feijão, lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico

Que tal colocar alguns desses alimentos na sua dieta? Hipertenso ou não,
é sempre melhor prevenir que remediar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário