quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Controle a gordura e aprenda a fazer uma pizza saborosa

O livro “Quentes e frios”, da autora Maria Stella Libanio Christo, traz ao leitor 479 receitas entre salgados, doces e bebidas para todos os gostos e ocasiões.  E a autora dedicou um capítulo inteiro só para a hipertensão.

Além disso, ela oferece sugestões para diabéticos, ou para quem está de regime, e, principalmente, para aqueles que gostam de cozinhar, mas não têm tempo de se dedicar à culinária. 

Para quem gosta de massa, mas precisa maneirar no sal, confira esta receita super leve de pizza com baixo teor de sódio e gordura.

Quem sofre de hipertensão pode levar vida normal; pizza feita em casa não oferece riscos
 Ingredientes
- 11 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de leite
- 4 ovos
- 2 colheres (sopa) de queijo ralado
- 1 xícara (chá) de óleo
- 1 pitada de açúcar
- 1 pitada de sal


Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Despejar a massa num tabuleiro untado com óleo e farinha.
À parte misturar: tomate, mussarela, cebola e palmito picadinhos, orégano e 2 colheres para assar em forno preaquecido.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Pressão arterial: sangue na ponta dos pés

    A Pressão arterial é fundamental para manter o sangue circulando em nosso organismo. Ela é o resultado da contração do coração a cada batimento e da contração dos vasos quando o sangue passa por eles. Quando o sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para a frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés, por exemplo. Resumindo, pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. 
   Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas e em várias visitas médicas.
    "A pressão arterial é medida através de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro e pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade. Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo" (fonte: www.eusou12por8.com.br). Meça a sua pressão e compare com a tabela abaixo:





quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Criatividade para saborear uma velha conhecida

Como você já viu aqui no blog, a melancia é uma grande aliada para prevenir a hipertensão. A fruta é bastante consumida no Brasil, mas é interessante conhecer outras formas  se saboreá-la!




Aproveite! 











Obs: clique na imagem para ampliá-la!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Uma nova aliada!


O que dizer quando alimentos saborosos também ajudam o nosso coração? Pois foi isso que pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida descobriram: a melancia diminui a pressão arterial e pode prevenir a hipertensão!



            Com a chegada do calor e a proximidade do verão, nossos hábitos alimentares mudam. Frutas, sucos e alimentos leves são ideais para essa época do ano. Assim, com baixo teor calórico e fonte de nutrientes fundamentais para o organismo, a melancia pode ajudar e muito! Ela diminui a pressão arterial e previne que pessoas classificadas como pra-hipertensas se transformem em hipertensas.
            A experiência na Universidade Estadual da Flórida foi simples: durante todos os dias, por seis semanas, os pesquisadores administraram seis gramas de um aminoácido extraído da melancia em quatro homens e cinco mulheres entre 51 e 57 anos. Eles descobriram que houve melhora da função e pressão arterial, que consequentemente baixou em todos os nove pacientes.
            O autor do estudo, Arturo Figueroa, ressalta que a melancia é a mais rica fonte natural comestível de L-citrulina, que é relativamente próxima à L-arginina, aminoácido necessário para a formação do óxido nítrico, essencial para a regulação da pressão sanguínea. Quando ingerida, a L-citrulina é convertida em L-arginina.
            No entanto, o estudo alerta: apenas consumir a L-arginina como suplemento não é uma opção interessante, pois pode causar náuseas. Por isso a melancia chamou a atenção, uma vez que não trouxe efeitos colaterais aos pacientes.
            A principal novidade que este estudo pode trazer é a possibilidade de reduzir a quantidade de medicamentos de controle de pressão. Mas, para isso, ainda são necessários outros testes. Por enquanto, aproveite que a melancia é fruta abundante em nosso país e é rica em nutrientes e fibras naturais.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Expressão Alta

Aprendendo mais sobre hipertensão através de música, animação e muito bom humor. Confira o vídeo institucional feito pela Atitude Mídia Digital para a Pfizer, com o tema Pressão Arterial.



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bebida usada na China há milênios é ótima para saúde

O kombucha - pronuncia-se combutchá – é uma bebida fermentada descoberta na China há mais de dois mil anos - vem ganhando força entre os adeptos da alimentação orgânica, que se referem a ele como sidra milagrosa. Preparado a partir de uma alga chamada kombu, colocada para fermentar em uma mistura de chá e açúcar, formando uma cultura de bactérias, o kombucha é usado de maneira medicinal, especialmente entre os orientais. Entre suas propriedades, estão ajudar a equilibrar a flora intestinal e fortalecer o sistema imunológico.

Os defensores do kombucha alegam que a bebida é ótima para a saúde, servindo até para prevenir doenças como câncer e auxiliar no combate a problemas como artrite, diabetes e hipertensão. É rico em ácido acético, ácido fólico, ácido carbônico, ácido glucurônico, ácido glucônico, ácido L-lático e ácido úsnico, além de diversas vitaminas e substâncias antioxidantes.

Segundo a nutricionista Flávia Morais, do Mundo Verde, o kombucha é considerado um probiótico, organismo vivo que traz benefícios à saúde do organismo quando administrado em quantidades adequadas, mas deve ser usado com cuidado. “Não há estudo científico que comprove as ações dessa bebida”, afirma ela. “Não há controle da quantidade ou da qualidade dessas bactérias”, complementa. 

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Hipertensão também atinge os animais



            A hipertensão arterial não é um mal que afeta apenas os seres humanos, os animais também podem ser atingidos pela doença.  A elevação da pressão pode afeta diversas partes do organismo dos animais, como olhos, sistema nervoso central, rins e sistema cardiovascular. Por não demonstrarem sinais evidentes, salvo em situações muito avançadas, é muito importante o diagnóstico precoce desse problema.


            Existem dois tipos de hipertensão: a primária, mais comum em seres humanos, não é causada por nenhuma doença associada, enquanto a secundária, que costuma afetar os animais, é reflexo de outros males, como insuficiência renal crônica. O uso de de remédiso ministrados de forma incorreta também pode causar a elevação da pressão arterial.

          Caso o seu melhor amigo seja hipertenso, não há motivo para desespero, especialmente se o problema for identificado logo. Existem vários medicamentos anti-hipertensivos disponíveis. Quanto mais cedo começar o tratamento, menores as chances de lesões no organismo.

sábado, 16 de outubro de 2010

Cuidados com os maus antes de dormir

Ter uma boa noite de sono é essencial para nossa saúde. Horas bem dormindas ajudam no bom funcionamento do nosso organismo, repõe nossas energias e quando passamos uma noite em claro (ou várias) isso pode afetar nossa saúde.
Dados indicam que quase metade da população brasileira dorme mal. E, se uma noite de sono pode fazer maravilhas por nossa saúde e para o nosso temperamento, uma noite mal dormida pode estar cada vez mais relacionada a uma série de problemas. Dormir pouco pode deixar as mulheres mais gordas e até aumentar os riscos de se desenvolver pressão alta.
Apesar de alguns fatores não dependerem de nós, os principais motivos das noites mal dormidas dizem respeito aos nossos próprios maus hábitos. O uso de estimulantes, o consumo de álcool e tranquilizantes, comer demais ou de menos na hora de deitar, assistir à TV no quarto, usar computador. Tudo isso afeta o sono porque acaba mexendo com o ritmo normal do nosso corpo, que biologicamente já está adaptado para pisar no freio conforme a noite cai.
No dia seguinte, se você sentir sono, dificuldade de concentração e de memória, algo pode estar errado. Daí, vale ponderar se está fazendo alguma coisa errada, mantendo algum hábito que pode espantar aquele soninho ou se o problema vale uma visita a um consultório médico. O importante é encontrar sua receita para um sono tranquilo!

 

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Entenda o que você consome

O cuidado na hora de se alimentar deve ir além da seleção do que comer e do que evitar comer. É necessário também saber a quantidade certa do que você está ingerindo. Já parou para pensar que muitas passamos o olho no rótulo de um produto e não sabemos interpretar o que está escrito?

Os alimentos contêm porções definidas de certas substâncias como glúten, gorduras saturadas, gorduras trans dentre outras, medidas através de indicadores que na maioria das vezes desconhecemos. Entender os rótulos dos alimentos e saber o que cada um traz em sua composição pode nos ajudar a ter uma alimentação mais saudável e consciente.

O site Proteste.org traz uma ilustração bem simples e fácil sobre rótulos de alimentos. Passando o mouse sobre a figura, duas caixas se abrem, e é possível ver as explicações tanto sobre a parte da “Tabela Nutricional” quanto a de “Ingredientes”.

O link acessar para página é http://bit.ly/BYJEo

Agora é só praticar quando estiver fazendo suas compras!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Hipertensão mata mais mulheres do que câncer de mama

A hipertensão já é responsável por um número maior de mortes entre mulheres do que o câncer de mama. São vários os fatores que aumentam o risco de adquirir a doença. Veja nesta matéria do Bom Dia Brasil as diferenças de sintomas entre homens e mulheres e um entrevista com um médico, esclarecendo as principais dúvidas.


terça-feira, 5 de outubro de 2010

O papel do psicólogo no tratamento da Hipertensão

Já falamos de muitos cuidados que é preciso ter quando o assunto é hipertensão. Mas o que nem sempre fica claro é o papel do psicólogo no tratamento e como esse profissional pode contribuir para o bem estar do paciente.
A vida emocional expressa diretamente no funcionamento do organismo. As emoções são veiculadas no corpo através dos hormônios e estas vão ser responsáveis, dentre outras coisas, pela tensão arterial, ao regular de forma direta a quantidade de líquido que circula no organismo.

Para contribuir na redução do estresse, os psicólogos possuem técnicas para o relaxamento muscular. Com esta técnica é que o paciente aprende, progressivamente, a autocontrolar todos os músculos de seu corpo, colocando-os, sob seu controle consciente e voluntário, em estado de relaxamento.
Outro fator que os aspectos psicológicos contribuem, é para a adesão ao tratamento. Identificar adequadamente as expectativas do paciente, procurar satisfazê-lo quando possível, falar um pouco sobre assuntos não médicos, não usar jargão médico, dar orientações concretas, específicas e detalhadas são aspectos do comportamento do médico que vão favorecer essa avaliação positiva e aumentar a adesão.
Assim, o tratamento da Hipertensão consiste no estabelecimento de uma vida saudável, na administração de medicamentos e, principalmente, na continuidade dos programas de prevenção e tratamento.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Não deixe para depois!

Nosso ritmo de vida é sempre acelerado: todos nós temos mil coisas para fazer e resolver, ao mesmo tempo! E, por isso, acabamos deixando muitas coisas para depois. O grande problema é que a espera pode significar perigo para a sua saúde. Mude este hábito e não deixe para ler este post depois!
No meio de toda a correria diária, é muito importante pensar no nosso bem estar físico e psicológico. Principalmente para quem é hipertenso, ter bons hábitos de vida é fundamental. Mas, além disso, é importante também fazer o tratamento médico com cuidado e respeito.

O nefrologista e médico do Instituto Mineiro de Estudo e Pesquisa em Nefrologia (IMEPEN), Dr. Rogério Baumgratz de Paula, alerta: “como muitas vezes os sintomas são silenciosos, as pessoas não procuram tratamento. A curto prazo, nada acontece. No entanto, com o passar do tempo, os problemas surgem e a doença já está em um nível avançado.” Se o tratamento para a pressão alta for deixado para depois, derrame, infarto, insuficiência renal, problemas na retina e nas artérias são algumas das conseqüências.


Dr. Rogério destaca que, em Juiz de Fora, a maioria dos remédios necessários para o controle da hipertensão está disponível gratuitamente na rede pública. No entanto, o grande problema é a negligência no tratamento. “Muitas pessoas, por não sentirem dores, acabam se esquecendo de tomar os remédios. Esse é o grande perigo. O tratamento é muito importante e ninguém deve deixá-lo em segundo plano”, explica.

Tenha atenção com a sua saúde, consulte seu médico regularmente e lembre-se: a melhor solução continua sendo a prevenção. Uma vida saudável é sempre mais segura!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tabaco: um grande vilão

Já foi chique. Já foi um charme imitar. Já foi considerado símbolo de maturidade.

Tudo isso o cigarro já representou. E hoje? Hoje já não é nenhuma novidade dizer que ele é um grande vilão para todos nós. Tanto para os que fumam, quanto para os que estão perto de fumantes.

O tabaco é considerado a maior mistura de substâncias tóxicas introduzidas voluntariamente no organismo humano. O maior perigo é a nicotina: ela está relacionada ao infarto e ao câncer e é a causadora da dependência do produto.

Os hipertensos devem ter um cuidado especial. O hábito de fumar causa sérios problemas a todo o sistema cardiovascular. Acontece da seguinte forma: as artérias tem uma camada “elástica” nas suas paredes. A nicotina e outros elementos do cigarro fazem com que esta camada se contraia, deixando menos espaço para o sangue passar no interior da artéria. Além disso, as substâncias do cigarro aumentam a viscosidade do sangue, aumentando também a chance do depósito de placas e obstrução vascular.

Todos nós devemos conhecer os perigos do fumo, para combater este hábito, ainda tão comum. É preciso muita informação e também muita força de vontade para mudar. O grande segredo é nunca começar a fumar. Para aqueles que já tem este hábito, é muito interessante conversar com um médico e procurar técnicas que ajudem. Não fique aí parado! Saúde sempre em primeiro lugar!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sódio: como consumir de maneira saudável

Considerado o vilão da hipertensão, o sódio é essencial a manutenção e equilíbrio de líquidos no organismo. É também responsável por grande parte do controle total de água no corpo, evitando a desidratação.

Ao contrário do que muitos pensam, o sódio não está presente apenas no sal de cozinha, mas em diversos alimentos industrializados, como enlatados, congelados e conservas. Por isso, devemos ter cuidado nas escolhas dos produtos, procurando sempre ingerir alimentos mais saudáveis e naturais.

A ingestão diária recomendada de sódio fica em torno de 2 a 2,4 gramas por dia. Para não exceder a quantidade recomendada de sódio, verifique o item %VD (percentual de valores diários) nos rótulos. Com ele, você descobre quantos por cento do valor diário do nutriente o prato contém. Quando o valor ultrapassar os 20%, a refeição traz um alto teor do mineral.

Pessoas com que apresentam hipertensão devem ficar ainda mais atentas às quantidades ingeridas.

Confira algumas dicas para evitar o consumo exagerado de sódio:

- Evite colocar o saleiro à mesa.
- Use temperos alternativos, como coentro, hortelã, salsa, cebolinha, orégano, manjericão, alho, cebola, azeites e limão.
- Evite alimentos enlatados, conservas, molhos prontos, maioneses, refrigerantes, suco e sopas em pacotes.
- Não se esqueça que doces, balas, bolos e biscoitos também têm sódio. Por isso, confira os rótulos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Hipertensão também afeta crianças e jovens

A hipertensão é uma doença que atinge, em sua maioria, adultos e idosos. No entanto, a enfermidade não está mais restrita a essa parcela da população. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), 30% dos brasileiros sofrem de hipertensão, sendo que os jovens já representam 3% deste grupo.

Segundo os médicos, a pressão alta, geralmente, está associada a outras patologias, como diabetes e obesidade. Assim como nas pessoas adultas, a má alimentação e o sedentarismo são fatores que levam à doença. Os hábitos das novas gerações, como o constante consumo de fast foods e a pouca preocupação com a qualidade de vida agravam a hipertensão nos jovens. Além disso, o tabagismo e o alcoolismo influenciam no aumento da hipertensão.

Mas há uma notícia bastante positiva quanto o assunto são os mais novos. É que os jovens são mais propensos à mudanças e revertem mais facilmente o quadro clínico. Confira algumas dicas para prevenir a hipertensão:

* Mantenha o peso adequado;
* Pratique atividades físicas regularmente;
* Busque incluir atividades de lazer em sua rotina;
* Evite consumir muito sal e alimentos com alto teor de gordura;
* Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Meditação promove saúde


A Meditação Transcendental é uma prática milenar muito comum na cultura oriental, hoje ganha espaço no Ocidente e começa a obter reconhecimento acadêmico em vários países.


A Meditação é um processo mental simples e natural que, segundo os praticantes, produz sensações indescritíveis. A prática estabelece um estado de quietude e calma, e reduz significativamente a atividade metabólica. É o que nos faz sentir uma agradável sensação de repouso profundo e relaxamento.

A prática da meditação diariamente ajuda na redução de problemas físicos relacionados ao stress, como hipertensão, aterosclerose, dores crônicas e insônia. Fortalecendo a imunidade, aumentando a serotonina e diminuindo os níveis de colesterol, ansiedade, depressão e irritabilidade, entre outros benefícios. Além de reduzir o uso de medicação anti-hipertensiva.

Você não precisa se deslocar para academias ou escolas , basta reservar 20 min do seu dia e praticar a meditação em casa mesmo. Sinta os efeitos desta técnica e transforme a sua vida com mais qualidade de vida, exercitando as capacidades mentais e integrando o corpo e a mente.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Os cuidados necessários para aferir a pressão

A pressão arterial é a força que o coração faz para o bombeamento do sangue através dos vasos sanguíneos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para atravessar o corpo.

Ela pode sofrer variações e quando “alta” é chamada hipertensão, mal causador de diversas doenças que poderiam ser evitadas com o controle regular da pressão arterial.

Ao fazer a aferição da pressão arterial é necessário tomar alguns cuidados;

· Não estar com a bexiga cheia;

· Não falar durante o procedimento;

· Após exercícios, consumo de álcool, café ou uso de cigarro aguardar 30 minutos para medir;

· A posição deitada ou deitada são recomendadas na hora das medidas;

· Relaxar bem o braço;

Quer saber mais dicas e tirar suas dúvidas sobre hipertensão? Então, assista a reportagem abaixo do Jornal Hoje, exibida no dia 24 de julho de 2010.


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Petiscos para a Copa

Durante as exibições, os petiscos também podem influenciar na saúde do torcedor. Para os cardiologistas, os excessos têm de ser evitados. Na hora dos jogos, as pessoas tendem a ficar mais nervosas e a consumir maior quantidade de bebidas (refrigerantes, cerveja etc). Os petiscos gordurosos também são bem perigosos! Deixe de lado os torresminhos e as batatas fritas. Busque inovar em casa e criar petiscos mais saudáveis e gostosos também! Por isso hoje o blog vai dar algumas dicas de petiscos para todo mundo curtir a Copa de forma saudável.

Escolha opções light para comer durante o jogo, como: azeitonas; kani kama; queijos brancos cortados em cubos, temperados com óregano e azeite; peito de peru e blanquet de peru enroladinhos; salgados assados; sanduíches com patê de vários tipos, verduras, legumes, frango desfiado e atum. Substitua o amendoim e as frituras por salgadinhos assados e queijos brancos. Para te ajudar a substituir os petiscos segue uma tabelinha de calorias:

Então não deixe de seguir as dicas, passe pela Copa de uma forma mais saudável!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Copa do Mundo e Hipertensão!?!?

Torcedores com problemas cardíacos e hipertensos precisam estar atentos e tomar cuidados enquanto assistem os jogos do mundial! Essas pessoas estão mais suscetíveis a sofrer algum problema cardiovascular durante os momentos mais tensos das partidas de futebol, principalmente quando é o Brasil que está em campo.

Quando uma pessoa com hipertensão passa por um momento de nervosismo (inclusive quando acompanha uma partida de futebol) o corpo produz e libera uma quantidade maior de adrenalina, o que aumenta a pressão arterial e o consumo de oxigênio pelo organismo. Se há obstrução ou estreitamento nas artérias e veias, pode ocorrer infarto ou derrame cerebral.

É recomendado para os hipertensos que assistam aos jogos da seleção de maneira calma, em ambiente aberto e, principalmente, evitar aglomerações. Aproveite os jogos, mas tome cuidado com o coração!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cuidados na adolescência previnem a hipertensão

Além de exercícios físicos, manter uma alimentação saudável é fundamental para manter a saúde equilibrada e em dia. Para os adolescentes, a alimentação é responsável pelo desenvolvimento ósseo e muscular, além de preparar o corpo para as diversas novidades que a idade entre os 10 e 19 anos proporciona, com as mudanças hormonais e fisiológicas.

Entretanto, atualmente, quase metade dos adolescentes não comem quantidade suficientes de frutas, legumes, ovos ou tomates, comprometen
do assim gravemente a sua alimentação saudável e, assim, sua saúde.

O maior problema desse desequilíbrio são os problemas que acarretam no futuro desses adolescentes. Problemas de saúde como; diabetes, anemia, e hipertensão podem ser conseqüências graves de uma alimentação desequilibrada na adolescência.

Ser criativo, entretanto, pode ajudar e muito na hora de incentivar a ingestão de alimentos saudáveis. Criar saladas coloridas, sanduíches enfeitados e saladas de fruta saborosas desfazem a imagem de que alimentos saudáveis não tem sabor ou pior, são ruins.

Diversos sites incentivam essa alimentação rica em fibras, proteínas e vitaminas, entre eles o site da Nestlé tem dicas muito interessantes de como preparar alimentos atrativos e saudáveis.


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Juiz de Fora oferece caminhada com orientação de profissionais para hipertensos

Os exercícios físicos são muito importantes para trazer qualidade de vida para todas as pessoas. E em Juiz de Fora é possível fazer atividades físicas com ajuda de profissionais, sem que seja preciso colocar a mão no bolso. Como?

A prefeitura de Juiz de Fora oferece o Projeto Caminhada Orientada, em parceria com 25 UBS’s. O projeto orienta adultos e idosos na prática de caminhada, atendendo principalmente grupos de hipertensos, diabéticos e obesos.

Quem se inscrever terá uma avaliação com um profissional de Educação Física, que avalia se a prática de caminhada é a mais recomendada para seu tipo físico. Existem, também, núcleos de ginástica para aqueles que não são orientados a caminhar. As turmas possuem, em média, 25 pessoas e são distribuídas em todas as regiões da cidade. Os exercícios são realizados às 7h e as turmas de 17h são especiais para as pessoas que não podem fazer atividades físicas assim que acordam.

Para participar é só ligar para a Secretaria de Esporte e Lazer no número (32) 3690-7853 que a avaliação com o profissional de Educação Física será marcada. A partir daí, o profissional irá direcionar para um dos Núcleos de atendimento citados abaixo:

Bandeirantes

Barreira do Triunfo

Borboleta

Centro

Fábrica

Grama

Jardim Esperança

Jóquei Clube

Linhares

Mariano Procópio

Milho Branco

Monte Castelo

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora de Lourdes

Olavo Costa

Parque Guarani

Santa Cândida

Santa Cruz

Santa Efigênia

Santa Rita

Santos Dumont

São Pedro

Teixeiras

Valadares

Vila Esperança I

Agora é só se mexer! ;)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Diminuir o consumo de bebidas com açúcar, como refrescos, sucos e refrigerantes, ajuda a controlar a hipertensão

Consumir menos bebidas açucaradas ajuda a baixar a pressão arterial. É que aponta estudo realizado por cientistas americanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade da Lousiana. Segundo os autores, as pessoas acima do peso e de estatura alta que consumiam menos uma bebida ao dia reduziram significativamente sua pressão arterial em 18 meses. A pesquisa foi publicada na revista "Circulation".

Para a maioria dos americanos, isso implica cortar à metade o seu consumo de refrescos. Segundo Liwei Chen, que liderou a pesquisa, se o indivíduo passar a beber dois copos a menos, provavelmente vai baixar ainda mais a pressão. A sua investigação confirma os argumentos contra o alto consumo de bebidas açucaradas, uma das medidas da campanha do governo americano para mudar os hábitos alimentares da população, que hoje apresenta um alto índice de obesidade. Segundo a Associação Americana do Coração, comer muito açúcar também é um fator de risco para o diabetes, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (o derrame).

Já a Associação Americana de Bebidas argumenta que os refrescos não ameaçam à saúde e não são o único fator de risco para a obesidade ou doença cardíaca.

Vários estados americanos, incluindo Nova York e Califórnia, estão considerando cobrar um imposto de fabricantes de bebidas para enfrentar o alto custo com o tratamento de doenças relacionadas à obesidade. Um estudo divulgado pelo Instituto de Medicina dos Estados Unidos indicou que a hipertensão é uma doença ignorada no país, apesar de ser responsável por uma em cada seis mortes e causar gastos em saúde de US$ 73 milhões.

Retirado de: http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/vivermelhor/mat/2010/05/26/diminuir-consumo-de-bebidas-com-acucar-como-refrescos-sucos-refrigerantes-ajuda-controlar-hipertensao-916693903.asp

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Comece a se mexer!

Ouvimos falar muito que a prática de exercícios físicos pode trazer muitos benefícios e mais qualidade de vida. Se você pensa que para os hipertensos é diferente, se enganou.

Nosso corpo tem cerca de 650 músculos e 203 ossos. O que isso pode significar? Segundo o professor de Educação Física, Luiz Américo Bravo, isso é sinal de que temos que nos exercitar! Ansiedade, stress, agitação, ou seja, a pressão do dia-a-dia do mundo moderno, levam as pessoas a liberarem hormônios que podem levar ao desenvolvimento de hipertensão.

Vale ressaltar a importância de um acompanhamento médico. Um profissional de Educação Física pode ser o seu fiel companheiro no cumprimento dessa meta.

Um dos mitos relacionados à prática esportiva refere-se à natação ser o melhor deles. Segundo o professor Liz Américo a natação é um bom esporte, porém não o melhor. Quer saber mais sobre a relação dos exercícios físicos com a hipertensão? Assista o vídeo abaixo do Programa Olga Bongiovanni, da TV Aparecida, com a entrevista do professor Luiz Américo e do aposentado, José Adalto, hipertenso há dez anos.


terça-feira, 25 de maio de 2010

Cuidado com o sal!

Quando não temos a ideia, ou o diagnóstico, de que somos hipertensos, pequenos detalhes podem passar despercebidos. O simples ato de conferir os rótulos nas embalagens dos alimentos que consumimos pode ser o começo. Essa dica vale não só para quem já sabe que sofre de hipertensão. O hábito de ingerir menos, ou mais cloreto de sódio (NaCl), ou simplesmente sal de cozinha, pode fazer a diferença. O sal é um grande vilão do combate a esse mal que atinge, atualmente, segundo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1 em cada 3 adultos no nosso país.

Essa doença se torna, a cada dia, mais comum nas cidades que nas áreas rurais. Isso, imagina-se estar diretamente ligado aos hábitos saudáveis geralmente praticados na vida no campo. A reportagem do Jornal Nacional, do dia 3 de maio de 2010, dá as dicas. Fique ligado!

Assista aqui:



Ou pelo link:

http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/vitimas-da-hipertensao-precisam-ler-rotulos-com-cuidado-na-hora-de-comprar-alimentos/1257174/#busca=hipertens%C3%A3o

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Seu peso é o ideal?

O excesso de peso pode se tornar um vilão para a saúde de quem tem hipertensão. Para saber se você está acima do peso ideal basta fazer o cálculo do seu Índice de Massa Corporal (IMC). O ideal é que o IMC seja de até 25 kg/m². Acima desse valor é preciso procurar a ajuda de um nutricionista para começar um programa de redução de peso. Com isso, o paciente vai precisar seguir uma dieta, na qual a ingestão de alimentos de baixo valor calórico é regra. Para se calcular o índice de massa corpórea (IMC) usa-se a seguinte fórmula:

Peso dividido pela altura ao quadrado: IMC = peso / (altura)²

O controle de peso é apontado como primeiro passo na prevenção e tratamento da hipertensão. Muitos estudos demonstram a relação entre massa corpórea e pressão arterial, enfatizando que a frequência da hipertensão entre obesos é duas vezes maior do que entre os não obesos. Para acompanhar sua dieta, um programa de atividades físicas regulares também é recomendável. Caminhada, ciclismo, natação ou corrida, realizados durante 30 a 45 minutos, de três a cinco vezes por semana, ajudam a reduzir a pressão. A prática de musculação não é recomendada, por que gera um grande aumento de pressão devido à vasoconstrição momentânea que pode acarretar. Exercite-se!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Incorporando hábitos: alimentos anti-hipertensivos

Quem é hipertenso tem que se preocupar com muitas coisas, além de controlar a quantidade de sal que ingere por dia. Exercícios físicos regulares, remédios e alimentação são alguns dos pontos que fazem parte dessa rotina. E, para ajudar, aí vão algumas dicas de alimentos que ajudam a prevenir e a controlar a hipertensão:

Banana
Rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e é ótima fonte de potássio. 100g de banana prata fornecem 89 calorias. Por ser rica em potássio, ajuda a evitar e a regula
r a hipertensão arterial. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarréia, ajudam no sono e melhoram o humor.

Maçã
É rica em nutrientes e pode prevenir contra o mal de alzheimer, protege contra o câncer de cólon, e também previne contra os males da hipertensão. Adultos que comem maçã regularmente têm 37% por cento menos riscos de sofrer hipertensão, segundo estudo recente sobre alimentos. Coma maçã! Elas são encontradas em várias espécies: tem a Gala, a Fuji e a Argentina. Aproveite!

As fibra
s
Muitos estudo
s têm sugerido que pode ocorrer uma queda na pressão arterial com o aumento da ingestão de fibras. Não se conhece o mecanismo desta ação, mas acredita-se que quando há um aumento na dieta de alimentos vegetais, consequentemente, há um aumento na ingestão de ácidos graxos polinsaturados, K (potássio) e Mg (magnésio) que também tem efeito anti-hipertensivo. Conheça alguns alimentos ricos em fibras:

Cereais integrais aveia, quinoa, arroz e pão integral, linhaça
Frutas laranja, maçã, manga e ameixa (sempre com casca e bagaço)
Vegetais couve, repolho, agrião e berinjela
Grãos feijão, lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico

Que tal colocar alguns desses alimentos na sua dieta? Hipertenso ou não,
é sempre melhor prevenir que remediar!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Campanha “Eu sou 12 por 8” ganha reforço das mídias sociais

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) está investindo nas mídias sociais para divulgar a campanha “Eu sou 12 por 8”. Além das tradicionais inserções na TV, agora a divulgação se expandiu para o microblog Twitter, e os sites de relacionamento Facebook e Orkut. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados, além dos riscos da hipertensão. Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos que precisam entender e cuidar da sua saúde para viver melhor.

A SBC também conseguiu o apoio de várias celebridades, como a atriz Guilhermina Guinle, o cantor Ney Matogrosso, o músico Samuel Rosa (do Skank), o jornalista Lucas Mendes e o economista Ricardo Amorim (ambos do programa Manhathan Conection da GNT), a ex-VJ da MTV Sarah Oliveira e o atleta do vôlei Giovane.

Para saber mais acesse o hotsite da campanha www.eusou12por8.com.br. Lá você encontra vários vídeos com depoimentos legais, pode conhecer melhor o tema e tirar dúvidas. Siga também pelo Twitter @eusou12por8. Seja você também “12 por 8”!


segunda-feira, 10 de maio de 2010

Hipertensão e gravidez

Dia 9 de maio foi Dia das Mães! A mulher que carrega a responsabilidade de gerar um novo ser humano dentro de seu corpo por 9 meses. Durante esse período, os dois organismos funcionam como um só: um influenciando o outro. Por isso, alterações na pressão arterial podem causar problemas para a gravidez. Uma mãe alerta e cuidadosa deve se atentar para evitar que sua pressão fique acima do normal. Trouxemos um vídeo de uma entrevista com o Dr. Marco Aurélio Galleta, professor de Obstetrícia da USP, conduzida pelo já conhecido Dr. Drauzio Varella. A entrevista sobre hipertensão na gravidez foi feita no programa Estação Saúde, da UNIP, Universidade Paulista (São Paulo- SP- Brasil).

Uma alimentação saudável e muito gostosa

Uma das maiores dúvidas entre os hipertensos é se eles vão poder comer coisas gostosas novamente. E a resposta é sim! Existem muitas receitas que não trazem risco algum à saúde dos hipertensos e são tão saborosas como qualquer outra. Nesse clima é que viemos sugerir uma receita para um lanche bem gostoso, fácil de fazer e rico em nutrientes. O Sanduíche de Rúcula:

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de ricota passada pela peneira (220 g)
- 1 cenoura ralada (cerca de 95 g)
- meia xícara (chá) de picles picados (80 g)
- meia xícara (chá) de tomate picado (90 g)
- meia cebola ralada (cerca de 50 g)
- 1 xícara (chá) de maionese baixo colesterol e baixa caloria (200 g)
- 8 fatias de pão integral (cerca de 120 g)
- folhas de rúcula a gosto

Modo de preparo:

1- Junte a ricota, a cenoura, os picles, o tomate, a cebola, e a maionese e misture bem.

2- Espalhe em cada fatia de pão, uma camada generosa deste recheio.

3- Coloque folhas de rúcula e tampe com outra fatia de pão.

4- Corte o sanduíche ao meio e decore a gosto.

Rendimento: 4 porções

E agora é só preparar aquele suco de laranja e se deliciar com o sanduíche!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Conheça a história da Associação e suas principais necessidades hoje

Tivemos uma conversa com a Diretora Presidente da Associação de Assistência aos Hipertensos de Juiz de Fora, Dona Neuza. É possível perceber a grande vontade em ajudar, ainda com as limitações impostas pela doença. Mesmo assim, não faltam planos para melhorar o futuro e vontade de fazer a diferença para aqueles que lutam por qualidade de vida, mesmo convivendo com a hipertensão.

Como surgiu o interesse em estar à frente da Associação? Como tudo começou?

"Começou com o Dr. Rogério, médico do Instituto Mineiro de Estudo Pesquisa em Nefrologia – Fundação Imepen, e com a Darcila me convidando para fazer parte desse grupo. Eles pensaram que se a gente juntasse numa associação poderíamos ajudar os hipertensos de Juiz de Fora, que não são poucos. Um terço da população possui hipertensão na cidade atualmente. Dado a gratidão que eu sentia pela Fundação Imepen, pelo tratamento que me deram, eu disse prontamente sim para eles. E assim nós começamos."

Já existia a Associação antes disso?

"Não existia. Tanto que para formar toda a documentação tivemos que nos reunir diversas vezes. Não tínhamos nem noção do que precisávamos. Tudo começou do zero pra nós. "

Que objetivo vocês tinham ao criar a Associação? O que pretendiam?

"A gente pensa em muitas coisas. Por exemplo, poderia ter atividades de educação física em praças, mas sabemos que isso tem um custo alto. Hoje que estou mais madura, vendo as possibilidades, vejo que é preciso reeducar o povo juizforano. Reeducar na alimentação, nos exercícios físicos. As pessoas têm que ser reeducadas para entenderem que o bem maior que temos é a nossa saúde.

Tive um tratamento no Imepen que nunca havia tido em nenhum outro lugar. No INSS ou no SUS, o tratamento sempre foi muito ruim, e na Fundação os funcionários me chamavam pelo nome, mostravam que realmente se importavam comigo. Aqui eu sinto o calor humano, uma amizade. E aqui eu senti um ambiente bom, e esse ambiente que encontrei devia ser encontrado por todas as pessoas. Esse é o nosso ideal. Levar esse clima para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)."

Quantas pessoas a Associação atende hoje?

"A Associação atualmente possui uma diretoria muito pequena, incompleta. Algumas pessoas saíram pela doença, outras até já morreram. Então nossa atuação está mais restrita à Fundação Imepen. O Café com Saúde que oferecemos é para a Fundação. Atendemos uma média de duzentas a trezentas pessoas."

Do que vocês mais precisam no momento para poder expandir o atendimento?

"Em primeiro lugar precisamos que a Associação se torne conhecida das pessoas, principalmente para podermos expandir nossa diretoria. Com isso vamos poder levar mais benefícios para as pessoas. Precisamos de ser ouvidos pelos profissionais de saúde."